terça-feira, 28 de maio de 2013

Muito bate boca, pouco trabalho e resultado incerto na reunião da câmara de Saloá nesta terça-feira.

A secretaria abriu a reunião com a leitura da sessão anterior, em seguida o presidente fez seu pronunciamento:
O mesmo relatou que a câmara não tem efeito suspensivo no regimento interno da câmara. E não poderia suspender a votação das contas do ex- prefeito Gilvan Pereira. No decorrer das suas palavras o mesmo afirmou que prevaleceria a votação do primeiro turno, dia 23/05. 

 No uso da palavra o vereador Wellington Freitas, perguntou ao presidente: Porque a aprovação em primeiro turno, já que todos os vereadores foram informados por meio de oficio, que hoje ocorreria a segunda votação, e agora  o senhor  afirma que prevalecera  a primeira  votação?

 Já a vereadora Vilma da Prata, afirmou que hoje pela manha ligou para o presidente perguntando se o mesmo recebeu um EMAIL do TCE, alegando que as prestações de contas do ex-prefeito não poderiam ser julgadas, pois as contas estão sendo analisados pelo TCE. A votação realizada pela câmara estaria antecipando a decisão do referido órgão ferindo assim o direito de ampla defesa, uma vez que ainda existem recursos a serem apreciados, alem de atropelar a regra processual e regimental que norteiam o julgamento do TRIBUNAL.

 E o mesmo disse que  não  tinha recebido  EMAIL, e que não iria mudar a decisão, logo após essa ligação foi recebido um fax com a comunicação do TCE. Mesmo tendo acesso ao documento o presidente alegou no inicio da sessão que iria acontecer a segunda votação. A vereadora Vilma da prata, não conformada com a decisão do presidente, pediu apoio aos demais pares, e ressaltou que iria se abster pois não iria passar por cima da decisão do TCE e estaria acobertada pelo documento emitido pela corte.

O vereador Wellington afirmou que é vereador do povo e não boneco dos vereadores, após esta afirmação aconteceu vários bate bocas entre Vilma, Wellington Freitas e o presidente.

Logo após isso Ronaldinho mostrando estar claramente nervoso e perdido na sessão pediu 10 minutos de recesso. Após os 10 minutos retornou a sessão, onde com uma mudança de postura, apresentou no lugar da votação das prestações de conta , um projeto de resolução revalidando a primeira votação ocorrida em 23/05, , Vilma em seu total direito disse que esta votação era de dois turnos e estar registrada na ata anterior.

A vereadora ainda enfatizou que o projeto não poderia ser apresentado já que o mesmo não constava na pauta da ordem do dia, e um projeto de lei para ser apresentado e votado alem de constar na pauta da ordem do dia e é obrigatório  o parecer das comissões. Logo após o presidente deu por encerrado a sessão, não acatando a comunicação do TCE, que determinou que a câmara municipal de Saloa não pode julgar as contas do ex prefeito ate o parecer final do TCE, encerrando a sessão declarando que mesmo não havendo a segunda votação das prestações de contas,nem tão pouco do projeto fica valida  a votação  da primeira estância. Tirando o direito dos vereadores se pronunciarem contrários ou a favor da decisão determinada pelo presidente.

Obs. Depois de tudo isso que aconteceu hoje  na câmara algumas  perguntas  ficam  no ar:

1º será que a sessão de hoje tem valor legal?
2º Será que a sessão de hoje não ferio o regimento interno e a lei orgânica do município?

4 comentários:

  1. Pelo o que pude acompanhar na reunião de hj a tarde, o roteiro dessa reportagem não condiz com o verdadeiro foco da reunião, pois o que vimos hj foi uma reunião muito conturbada e diga-se de passagem o presidente daquela casa parece ter esquecido que ele hj é o representante legal do povo e não do prefeito atual, uma vez que parecia está apreencivo com a citada questão da pauta. O que pode-se se dizer é que mais uma vez o mesmo mostrou um despreparo emocional notável até mesmo para os leigos no assunto que ali estavam presentes. Também vimos que o ex-prefeito parece ter conseguido um ofício cancelando tal votação de suas contas(mais o menos isto que entendi), e que a matéria a qual se referia a reunião é matéria (segundo o regimento da casa) para duas sessões, o que de fato não aconteceu. O que ficou evidente é que o presidente da câmara não acatou a liminar que chegou a suas mãos da justiça estadual, e declarou encerrada a sessão com o resultado da semana passada. Então com isso, pode-se se dizer que esse resultado não possui cunho legal para tal fim, uma vez que os vereadores da oposição devem pedir anulação do mesmo. O que pude notar tambem é que os parlamentares do município não possuem o hábito de exclarecerem os fatos das coisas ao seus redores, ou seja, se estão apurando irregularidades digam a população quais são estas, o povo precisa saber dos fatos e não dos boatos

    ResponderExcluir
  2. Agora o que mim deixou mais triste no dia de hoje é que realmente haviam 4 ou 5 vereadores na citada reunião que pareciam gatinhos mansos, indiscutivelmente apáticos, não se pronunciaram a respeito do assunto da pauta. Me dou ao direito de perguntar: Estão fazendo o quê ali? Pois, ou são favoráveis ou saõ contrários ao assunto. ou pedra ou pau. Digo mais; estes têm medo do atual prefeito ou vivem ali fazendo média. São representantes do povo ou de Ricardo?
    As máscaras estão caindo!

    ResponderExcluir
  3. esse presidente de saloá tá parecendo mais o renan calheiros

    ResponderExcluir
  4. Na realidade a votação das contas do ex-prefeito, não valor moral, pois a grande maioria dos vereadores que estão ali, eram capachos de Gilvan Pereira, faziam o que o prefeito queria, e o que ele não queria também, além do mais o presidente da câmara, o Sr Ronaldo Birunda, foi secretário do governo passado não tendo a competência de realizar nenhuma atividade, a não ser receber seu salário e talvez outras coisas mais, agora quer ser o moralista. O que vejo é o medo desses hipócritas de uma possível candidatura de Gilvan Pereira em uma próxima eleição. Vão tomar vergonha na cara bando de l......................

    ResponderExcluir